
apud (citar é um gesto político)
instalação interativa
2024
apud (citar é um gesto político) é uma instalação interativa composta por uma máquina de escrever, uma pilha de folhas numeradas e um livro com ISBN intitulado apud.
A primeira página do livro apresenta um conjunto de instruções que convidam o público da exposição a escrever um texto / frase / palavra nas folhas numeradas e inseri-las nas argolas metálicas do livro. Essa inserção funciona como uma publicação imediata do que foi escrito, que poderá, doravante, ser citado da forma legitimada pela academia: em um livro com ISBN.
A primeira versão de apud surgiu junto ao desejo que eu sentia de citar as frases do meu avô em artigos acadêmicos, e que elas fossem tomadas com a seriedade das referências bibliográficas. Isso me levou a uma reflexão sobre a política das citações acadêmicas. Quem, afinal, podemos podemos citar? As pessoas que tiveram acesso à possibilidade de serem publicadas em teses, dissertações, livros, artigos, etc. Ou seja, as relações citacionais são uma política colonial marcada por hierarquias territoriais, raciais, de classe, de gênero e de acesso à escolarização.
Todas as frases inseridas no livro, incluindo as do meu avô, podem ser citadas por meio de apud do livro apud.