
sensu 2024
DORSP
performance
2024

O Censo do IBGE é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país e em seus recortes territoriais internos. Por meio de suas perguntas, é possível obter informações sobre características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Apesar de contemplar todas essas questões, o Censo não contempla a população LGBTQIAPN+, levando em consideração apenas o “sexo de nascimento” e deixando de lado as múltiplas orientações afetivo-sexuais da população.
A performance Sensu consiste na criação e aplicação de um questionário que imita o Censo do IBGE, mas é voltado exclusivamente para a temática e para a comunidade LGBTQIAPN+. O trabalho discute essa temática com uma boa dose de humor, mas sem deixar de convocar a atenção coletiva para esse problema que é bastante grave se levarmos em consideração que, na agenda LGBTQIAPN+ brasileira, a ausência de dados para embasar políticas públicas têm servido historicamente como narrativa para sequer elaborar tais políticas.
Artistas que participaram: ciber_org, Joanna Leoni, romy huber, nestor varela, babel babel, williany, bixha rata, Manolo Carlos, Yuri Kruscinski, bill_or.
DORSP - Departamento de Orientação e Racionalização dos Serviços Púbicos é um coletivo artístico formado por Debora Pazetto e ciber_org em 2023. o Departamento realiza trabalhos de escrita, instalação e performance que ironizam os mecanismos estatais de regulação do gênero e do desejo.