
Prof. Dr. Walter Boaventura de Castro: Experiências Decoloniais
da série drag conferências
palestra-performance
2023-2024
Palestra-performance realizada no auditório BAM do Centro de Artes, Design e Moda / UDESC.
As drag conferências são palestras-performances realizadas em colaboração com um grupo de pesquisa / coletivo artístico e um convidado anônimo. Elas começam com a invenção de um personagem conferencista (seu nome e seu currículo lattes) e o convite feito a um professor homem branco cisheterossexual para passar-se por esse conferencista e ficar em silêncio durante 40 minutos.
Divulgamos para a comunidade acadêmica uma conferência sobre experiências ou epistemologias decoloniais, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Walter Boaventura de Castro. No dia, apresento seu currículo lattes e, quando estou prestes a lhe passar o microfone, o grupo de pesquisa / coletivo artístico, que se encontra misturado ao público que comparece à conferência, o impede de falar, engatando uma sequência de falas curtas que se interconectam por meio de interrupções. Essas falas, juntas, totalizam 40 minutos, o tempo padrão de uma conferência.
Após a última fala, agradeço pela conferência e induzo uma salva de palmas, enquanto o público vai se dando conta (ou não) de que Prof. Dr. Walter Boaventura de Castro é uma performance. No fim das contas, o público recebe uma conferência, mas não da figura prototípica da academia – que dessa vez, excepcionalmente, fica em silêncio – e sim de uma coletividade que fala sobre descolonização a partir de suas diversidades raciais, territoriais, etárias e de gênero e sexualidade.
As drag conferências são um campo de experimentação de saberes que se constroem a partir da recusa das normas e das hierarquias acadêmicas por meio da sua teatralização paródica. São um laboratório pedagógico, político, corporal. Acima de tudo, seu foco não está no sujeito que ela brinca de calar, mas na multiplicidade de vozes que constrange o público a ouvir.
Artistas que participaram: Gabriel Villas, Irma Brown, Dalva França de Assis, Matheus Solar, Juliana Silva, Victoria Beatriz, Ariane Oliveira, Diógenes Pandini, Érico Machado, Ruth Kipper, Aline Emídio.
Fotografias: Diógenes Pandini